
Durante esta semana, temos pela frente a Ficha de Avaliação de Conhecimentos, elemento muito importante para a vossa avaliação final e também para a vossa participação no Campeonato de Língua Portuguesa.
Embora já todos saibam, relembro a estrutura e os conteúdos:
Grupo I (40%):
- texto narrativo juvenil
- biografia e autobiografia
Grupo II (30%):
- classes de palavras (nome, verbo, conjunção)
- frases simples e complexas
- frases coordenadas (copulativas, adversativas, disjuntivas, conclusivas e explicativas)
- sinais auxiliares de escrita e pontuação
Grupo III (30%):
- produção escrita
Não se esqueçam que, ao longo da realização da ficha, a gestão do tempo é fundamental:
1º - Ler todo o enunciado antes de realizar qualquer questão;
2º - Responder de forma completa e de acordo com o que é pedido, sem perder muito tempo nas questões que, à partida, não conseguem responder;
3º - No final, voltar ao início da ficha e tentar realizar as questões que ficaram em branco;
4º - Concluída a ficha, é muito importante a revisão de tudo o que escreveram - há sempre algo que nos "escapou" (um sinal de pontuação, um acento, um erro ortográfico ou, até mesmo, uma questão que não realizámos por falta de atenção...).
5º - No Grupo III - Produção escrita, é essencial que o vosso texto corresponda ao que é pedido! Para tal, é importante que se concentrem no que pretendem escrever, não perdendo tempo a "contar" palavras...
- Introdução, Desenvolvimento e Conclusão são as três partes que devem estar bem evidentes;
- Não se esqueçam que os parágrafos têm "um dedo" a mais.
- A pontuação e os acentos das palavras não servem para "enfeitar" os textos, pois se assim fosse só se usavam no Natal ou no Carnaval!
Por fim, relembro-vos que só há uma coisa que não posso fazer por vocês: estudar! Entretanto, se surgirem dúvidas, sabem onde me encontrar...
Já sabem: "Caneta azul ou preta e caderneta em cima da mesa, apenas!"
Bom trabalho!
:-)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo teu comentário. Em breve, será publicado!